CONVIDE A ECOLOGIA PARA ENTRAR


A busca pela qualidade de vida e redução dos problemas ambientais coloca em pauta a sustentabilidade nas ações do homem. O conceito se refere a não comprometer o futuro com o desenvolvimento atual. No contexto da arquitetura, alguns aspectos são fundamentais: eficiência energética, reuso da água, materiais e tecnologias sustentáveis.
Para reduzir o impacto da energia sobre o meio ambiente, existem as fontes de energia renovável eólica e solar. Já a economia no consumo pode ser obtida com as lâmpadas de Led que reduzem em 30% o consumo; timer e sensores de presença também são aliados. A mais nova opção é o telhado verde, coberto por vegetação tem função termo acústica, ajuda a evitar o uso do ar condicionado.
O reuso da água é possível através da canalização pluvial, que do telhado segue para grandes reservatórios, para ser utilizada em vasos sanitários, torneiras no jardim para regar plantas e lavar calçadas.
O mercado da construção civil já possui inúmeros materiais sustentáveis, a Casa Cor 2009 apresentou alguns: tinta a base de água; persianas de tecidos naturais como a celulose e a fibra; tecidos para estofamentos e tapetes produzidos com resíduos jogados na natureza; vidros de loft (reduzem em 97% os raios infravermelhos e em 99,9% os raios ultravioletas); o revestimento vinílico imita a madeira, não polui o ecossistema e minimiza custos de manutenção; madeiras de demolição e reflorestamento; laca PU a base de água para acabamentos e o corian, revestimento indicado para cozinhas tem baixo índice de emissão de componentes orgânicos e colabora com a qualidade do ar em ambientes fechados.
O mobiliário tem propostas realistas, contemporâneas, de proporções bem estudadas de materiais geralmente sustentáveis. Sem excessos, formas simples e discretas e o uso de novas tecnologias e acabamentos. A relação moda-decoração estampou poltronas com tecidos de roupas.
Nos dias de hoje menos é mais, construir ou reformar nossa moradia requer consciência ecológica e inclui bons hábitos. A onda verde será atemporal, não é uma tendência passageira, deve ser incorporada não só na arquitetura, mas em todos os campos que complementam nossas vidas.

Comentários